Alimentação Saudável para ensino em regime de b-learning
Introdução
Planificação de uma unidade a serleccionada em regime de b-earning, com aulas presenciais e apoio on-line no Moodle, bem como através da realização de fóruns de debate e através da criação de um blog. As aulas presenciais incluirão aulas laboratoriais. A teoria, que consiste sobretudo na exposição das matérias, será apoiada em textos, artigos, filmes e PowerPoints colocados no Moodle. O debate da teoria será feito em fóruns e a organização de trabalhos colocada num blog elaborado e organizado pelos alunos de forma individual ou em grupo.
As aulas laboratoriais têm como finalidade proporcionar aos alunos a realização de experiências em laboratório convencional, de separação e quantificação dos nutrientes presentes nos alimentos, cuja importância é referida nos textos e artigos colocados no Moodle (todo o material para apoio a esta unidade, bem como uma listagem de bibliografia que, poderá ser consultada pelo formando, será colocada na plataforma on-line).
No laboratório convencional será colocada à disposição dos alunos o material laboratorial bem como os reagentes e indicadores adequados a cada experiência.
Criar-se-á um fórum de debate e partilha de ideias sobre alimentação saudável e distúrbios alimentares (fórum este mediado e analisado pelo professor). Os relatórios e o trabalho final dos alunos também serão colocados na plataforma, bem como a avaliação feita pelo professor.
Introdução
Planificação de uma unidade a serleccionada em regime de b-earning, com aulas presenciais e apoio on-line no Moodle, bem como através da realização de fóruns de debate e através da criação de um blog. As aulas presenciais incluirão aulas laboratoriais. A teoria, que consiste sobretudo na exposição das matérias, será apoiada em textos, artigos, filmes e PowerPoints colocados no Moodle. O debate da teoria será feito em fóruns e a organização de trabalhos colocada num blog elaborado e organizado pelos alunos de forma individual ou em grupo.
As aulas laboratoriais têm como finalidade proporcionar aos alunos a realização de experiências em laboratório convencional, de separação e quantificação dos nutrientes presentes nos alimentos, cuja importância é referida nos textos e artigos colocados no Moodle (todo o material para apoio a esta unidade, bem como uma listagem de bibliografia que, poderá ser consultada pelo formando, será colocada na plataforma on-line).
No laboratório convencional será colocada à disposição dos alunos o material laboratorial bem como os reagentes e indicadores adequados a cada experiência.
Criar-se-á um fórum de debate e partilha de ideias sobre alimentação saudável e distúrbios alimentares (fórum este mediado e analisado pelo professor). Os relatórios e o trabalho final dos alunos também serão colocados na plataforma, bem como a avaliação feita pelo professor.
Requisitos de Acessibilidade
Requisitos Tecnológicos
Uma vez que a unidade é disponibilizada através do Moodle da escola, os alunos necessitam de computadores com acesso à Internet, preferencialmente de banda larga, como o ADSL e um browser (programa de navegar na Web), como o Internet Explorer, o Firefox ou o Netscape Navigator.
Podem aceder à unidade de aprendizagem a partir de qualquer computador que contenha os requisitos já mencionados.
Competências do Aluno/ Utilizador
Os alunos devem ser capazes de inscrever-se na plataforma Moodle, mediante as indicações fornecidas pelo professor da disciplina, aceder a informações disponibilizadas na
Internet, navegar/pesquisar conteúdos multimédia e utilizar fóruns, disponíveis on-line. Estas competências visam não só o adquirir de informação e conhecimentos mas o partilhar e construir conhecimento on-line.
Objectivos da Unidade de Aprendizagem
1. Distinguir alimentos de nutrientes
2. Identificar os diferentes constituintes dos alimentos
3. Identificar uma alimentação saudável
4. Seleccionar alimentos saudáveis
5. Seleccionar refeições equilibradas
6.Identificar uma alimentação equilibrada e adaptada às diferentes faixas etárias
7.Identificar de forma mais específica a alimentação adaptada às necessidades energéticas dos adolescentes
8.Reconhecer as vantagens a nível da saúde da utilização de uma alimentação equilibrada
9. Identificar desequilíbrios alimentares.
10. Calcular índices de massa corporal
11.Perceber as consequências de uma alimentação hipercalórica
12.Perceber as consequências de uma alimentação hipocalórica
13.Analisar gráficos de peso/altura
14.Debater a problemática da Anorexia/Bulimia
15.Debater a problemática da Obesidade
16.Compreender que todos os alimentos podem ter um lugar na alimentação, desde que usados correctamente e com bom senso.
Conteúdos da Unidade
Os conteúdos desta unidade temática foram definidos a partir dos objectivos de aprendizagem e como tal são conteúdos que se inserem no âmbito da Saúde alimentar.
A nutrição é considerada, hoje, nas suas relações com a alimentação insuficiente, em excesso ou desequilibrada, o principal problema de saúde no mundo. Cerca de 500 milhões de habitantes no mundo sofrem de carências alimentares e milhares destes morrem diariamente. Número semelhante tem alimentação em excesso ou desequilibrada e sofre de doenças graves mortais ou incapacitantes.
Requisitos Tecnológicos
Uma vez que a unidade é disponibilizada através do Moodle da escola, os alunos necessitam de computadores com acesso à Internet, preferencialmente de banda larga, como o ADSL e um browser (programa de navegar na Web), como o Internet Explorer, o Firefox ou o Netscape Navigator.
Podem aceder à unidade de aprendizagem a partir de qualquer computador que contenha os requisitos já mencionados.
Competências do Aluno/ Utilizador
Os alunos devem ser capazes de inscrever-se na plataforma Moodle, mediante as indicações fornecidas pelo professor da disciplina, aceder a informações disponibilizadas na
Internet, navegar/pesquisar conteúdos multimédia e utilizar fóruns, disponíveis on-line. Estas competências visam não só o adquirir de informação e conhecimentos mas o partilhar e construir conhecimento on-line.
Objectivos da Unidade de Aprendizagem
1. Distinguir alimentos de nutrientes
2. Identificar os diferentes constituintes dos alimentos
3. Identificar uma alimentação saudável
4. Seleccionar alimentos saudáveis
5. Seleccionar refeições equilibradas
6.Identificar uma alimentação equilibrada e adaptada às diferentes faixas etárias
7.Identificar de forma mais específica a alimentação adaptada às necessidades energéticas dos adolescentes
8.Reconhecer as vantagens a nível da saúde da utilização de uma alimentação equilibrada
9. Identificar desequilíbrios alimentares.
10. Calcular índices de massa corporal
11.Perceber as consequências de uma alimentação hipercalórica
12.Perceber as consequências de uma alimentação hipocalórica
13.Analisar gráficos de peso/altura
14.Debater a problemática da Anorexia/Bulimia
15.Debater a problemática da Obesidade
16.Compreender que todos os alimentos podem ter um lugar na alimentação, desde que usados correctamente e com bom senso.
Conteúdos da Unidade
Os conteúdos desta unidade temática foram definidos a partir dos objectivos de aprendizagem e como tal são conteúdos que se inserem no âmbito da Saúde alimentar.
A nutrição é considerada, hoje, nas suas relações com a alimentação insuficiente, em excesso ou desequilibrada, o principal problema de saúde no mundo. Cerca de 500 milhões de habitantes no mundo sofrem de carências alimentares e milhares destes morrem diariamente. Número semelhante tem alimentação em excesso ou desequilibrada e sofre de doenças graves mortais ou incapacitantes.
Serão abordados ao longo a unidade os seguintes conteúdos:
1.Alimentos e Nutrientes
1.1. Generalidades sobre nutrição e alimentação
1.2. Constituintes dos alimentos e respectivos métodos de análise
1.Alimentos e Nutrientes
1.1. Generalidades sobre nutrição e alimentação
1.2. Constituintes dos alimentos e respectivos métodos de análise
1.2.1. Proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais e água.
1.2.2. Métodos de análise dos diferentes nutrientes
2. A alimentação equilibrada
2.1. Grupos de Alimentos
2.2. A nova roda dos alimentos
2.3. Necessidades energéticas
2.4. As necessidades do indivíduo saudável nas diferentes várias faixas etárias
2.4.1. Diversificação alimentar
2.4.2. Alimentação na adolescência
2.5. Controlo de peso
2.5.1. Índice de massa corporal (IMC)
2.5.2. Gráficos da relação peso / altura
2.5.2. Gráficos da relação peso / altura
2.5.3. Como ganhar peso. Como perder peso
2.5.4.Problemas de Anorexia e Bulimia
Metodologia
Este tipo de curso possui os benefícios da formação em regime de b-learning, entre os quais se destacam a facilidade de acesso temporal e espacial bem como a adaptação ao ritmo do aluno. O ensino em regime e-learning facilita a interacção entre alunos, alunos-professor e vice-versa, além de proporcionar uma fácil actualização de conteúdos.
São disponibilizadas leituras e apresentações on-line em PowerPoint, propostas actividades de aprendizagem colaborativa e actividades de avaliação. Podem ser utilizadas várias ferramentas de suporte e interacção, como fóruns, troca de mensagens e documentos entre professor e alunos e entre os alunos. Esta forma de Ensino e Aprendizagem fomenta a recolha, organização, aplicação e partilha de conhecimento, o que pode conduzir à construção mais facilitada do mesmo.
A escolha da plataforma Moodle deve-se ao facto desta ser de utilização fácil, gratuita e de poder integrar fóruns, chats, wikis, entre outras ferramentas de utilização síncrona e assíncrona. A plataforma possibilita a publicação organizada de recursos, facilitando a discussão e a partilha de conhecimento e de experiências (a partilha é uma estratégia pedagógica bastante enriquecedora) bem como o surgimento de projectos colaborativos e colectivos. Permite, também, adaptações e transformações ao longo do processo de Ensino/Aprendizagem. As tecnologias interactivas quando aplicadas à Educação permitem diversificar abordagens, atender a diferentes competências e a diferentes ritmos de aprendizagem. O professor assume funções diversificadas entre as quais se destaca a procura de informação e de recursos disponíveis.
Este tipo de curso também conta com aulas presenciais, com as vantagens daí inerentes, uma vez que é leccionado em regime misto, com aulas laboratoriais onde as relações professor/alunos são privilegiadas. As aulas laboratoriais são importantes para que o aluno: adquira competências práticas; adquira experiência no uso de equipamentos/ferramentas; participe na realização de actividades experimentais; estabeleça ligações entre teoria e prática; recolha dados; trabalhe e interprete dados; realize observações; formule e teste hipóteses; desenvolva habilidades na resolução de problemas.
Aulas
A unidade encontra-se dividida em 16 aulas, das quais oito são presenciais (com algumas aulas laboratoriais). As aulas presenciais correspondem a aulas de noventa minutos para que se proporcione a possibilidade de realização de experiências cuja fundamentação teórica é previamente debatida, analisada e discutida em fóruns. Fundamentação essa que foi precedida da consulta, leitura e pesquisa da documentação disponibilizada on-line na plataforma.
No período em que decorre este curso, os alunos desenvolverão um trabalho de pesquisa, de forma individual ou em grupos de três. O tema deste trabalho tem que fazer parte da lista de conteúdos da unidade, devendo ser apresentado no workshop do último dia de aulas.
Modalidades de avaliação
- Avaliação da participação em fóruns de discussão e da criação de um blog com um peso de 50%
A participação em fóruns bem como a criação do blog pode ser efectuada individualmente ou em grupos de três alunos.
Avaliação das aulas laboratoriais com um peso de 50% que consta de dois relatórios (30%) e um trabalho de pesquisa (20%) que é apresentado oralmente pelos alunos numa aula presencial. Caso algum dos trabalhos não seja entregue conta zero para a média da avaliação dos três trabalhos. Os relatórios são colocados na plataforma nas datas acordadas com o professor.
A elaboração dos relatórios, bem como o trabalho de pesquisa podem ser efectuados individualmente ou em grupos de três alunos.
Envio dos trabalhos: através da ferramenta de envio de trabalhos colocada à disposição dos alunos na plataforma Moodle.
Todas as actividades realizadas permitem aos alunos verificar os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade. O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que facilita a interacção entre alunos e professores e permite uma melhor comunicação, pelo que os alunos e professores deixam, assim, de ser meros consumidores de informação e passam a ser, também, produtores de informação.
O facto de parte desta unidade ser leccionada através da plataforma Moodle não lhe retira credibilidade, fiabilidade e coerência uma vez que estas características são proporcionadas pela presença do Moderador. Os fóruns de debate também são organizados, agrupados por temas e tópicos o que facilita a comunicação assíncrona.
2.5.4.Problemas de Anorexia e Bulimia
Metodologia
Este tipo de curso possui os benefícios da formação em regime de b-learning, entre os quais se destacam a facilidade de acesso temporal e espacial bem como a adaptação ao ritmo do aluno. O ensino em regime e-learning facilita a interacção entre alunos, alunos-professor e vice-versa, além de proporcionar uma fácil actualização de conteúdos.
São disponibilizadas leituras e apresentações on-line em PowerPoint, propostas actividades de aprendizagem colaborativa e actividades de avaliação. Podem ser utilizadas várias ferramentas de suporte e interacção, como fóruns, troca de mensagens e documentos entre professor e alunos e entre os alunos. Esta forma de Ensino e Aprendizagem fomenta a recolha, organização, aplicação e partilha de conhecimento, o que pode conduzir à construção mais facilitada do mesmo.
A escolha da plataforma Moodle deve-se ao facto desta ser de utilização fácil, gratuita e de poder integrar fóruns, chats, wikis, entre outras ferramentas de utilização síncrona e assíncrona. A plataforma possibilita a publicação organizada de recursos, facilitando a discussão e a partilha de conhecimento e de experiências (a partilha é uma estratégia pedagógica bastante enriquecedora) bem como o surgimento de projectos colaborativos e colectivos. Permite, também, adaptações e transformações ao longo do processo de Ensino/Aprendizagem. As tecnologias interactivas quando aplicadas à Educação permitem diversificar abordagens, atender a diferentes competências e a diferentes ritmos de aprendizagem. O professor assume funções diversificadas entre as quais se destaca a procura de informação e de recursos disponíveis.
Este tipo de curso também conta com aulas presenciais, com as vantagens daí inerentes, uma vez que é leccionado em regime misto, com aulas laboratoriais onde as relações professor/alunos são privilegiadas. As aulas laboratoriais são importantes para que o aluno: adquira competências práticas; adquira experiência no uso de equipamentos/ferramentas; participe na realização de actividades experimentais; estabeleça ligações entre teoria e prática; recolha dados; trabalhe e interprete dados; realize observações; formule e teste hipóteses; desenvolva habilidades na resolução de problemas.
Aulas
A unidade encontra-se dividida em 16 aulas, das quais oito são presenciais (com algumas aulas laboratoriais). As aulas presenciais correspondem a aulas de noventa minutos para que se proporcione a possibilidade de realização de experiências cuja fundamentação teórica é previamente debatida, analisada e discutida em fóruns. Fundamentação essa que foi precedida da consulta, leitura e pesquisa da documentação disponibilizada on-line na plataforma.
No período em que decorre este curso, os alunos desenvolverão um trabalho de pesquisa, de forma individual ou em grupos de três. O tema deste trabalho tem que fazer parte da lista de conteúdos da unidade, devendo ser apresentado no workshop do último dia de aulas.
Modalidades de avaliação
- Avaliação da participação em fóruns de discussão e da criação de um blog com um peso de 50%
A participação em fóruns bem como a criação do blog pode ser efectuada individualmente ou em grupos de três alunos.
Avaliação das aulas laboratoriais com um peso de 50% que consta de dois relatórios (30%) e um trabalho de pesquisa (20%) que é apresentado oralmente pelos alunos numa aula presencial. Caso algum dos trabalhos não seja entregue conta zero para a média da avaliação dos três trabalhos. Os relatórios são colocados na plataforma nas datas acordadas com o professor.
A elaboração dos relatórios, bem como o trabalho de pesquisa podem ser efectuados individualmente ou em grupos de três alunos.
Envio dos trabalhos: através da ferramenta de envio de trabalhos colocada à disposição dos alunos na plataforma Moodle.
Todas as actividades realizadas permitem aos alunos verificar os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade. O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem que facilita a interacção entre alunos e professores e permite uma melhor comunicação, pelo que os alunos e professores deixam, assim, de ser meros consumidores de informação e passam a ser, também, produtores de informação.
O facto de parte desta unidade ser leccionada através da plataforma Moodle não lhe retira credibilidade, fiabilidade e coerência uma vez que estas características são proporcionadas pela presença do Moderador. Os fóruns de debate também são organizados, agrupados por temas e tópicos o que facilita a comunicação assíncrona.
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